[Sumário]

3.9. Zoneamento Ecológico-Econômico da Bacia do Cotingo

A bacia do Rio Cotingo está localizada integralmente na região Norte/Nordeste de Roraima onde ocupa aproximadamente 3,55% daquela área.

Foi realizado nesta bacia o desenvolvimento de estudos visando o estabelecimento de um zoneamento ecológico-econômico da área desenvolvido pelo Governo do Estado de Roraima, com apoio financeiro da SAE-Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. O estudo foi completado em 1995 e é o pioneiro em toda a Amazônia Brasileira no sentido de dar uma solução de desenvolvimento regional harmônico, dentro de uma filosofia de ecodesenvolvimento, utilizando-se das escalas 1:250.000 a 1:100.000.

As propostas inéditas apresentadas no ZEE da bacia do Rio Cotingo podem ser extrapoladas com pequenas modificações para todo o Norte/Nordeste do Estado de Roraima, já que a referida bacia, que corta a área no sentido Norte/Sul, contém todos os sistemas representativos da região, quer sejam naturais ou econômico-culturais.

Como sabemos, a existência de um zoneamento ecológico-econômico é de fundamental importância para qualquer proposta que vise harmonizar a atividade humana, indígena e não indígena com as potencialidades de utilização dos recursos naturais renováveis e não renováveis. O Parecer 036/DlD/DAF da FUNAI relativo à identificação da área indígena Raposa/Serra do Sol não contempla em nenhum momento proposições que visem harmonizar o potencial dos recursos naturais da região com a utilização racional pelas populações envolvidas, o que implicaria diretamente numa imediata melhoria da qualidade destas últimas. Em nenhum momento do parecer são oferecidas alternativas de ocupação e uso do solo, bem como a utilização racional dos recursos naturais da área, sendo estes últimos sequer levados em consideração, quer sejam na sua utilização atual como principalmente quanto ao seu potencial.

[Sumário]