Demarcação da Terra Índigena

3. EQUILÍBRIO FEDERATIVO

Segundo a PGR, “A alegação de ofensa ao equilíbrio federativo e à autonomia de Roraima está divorciada da realidade. A área indígena “Raposa Serra do Sol” representa pouco mais de 7% do território daquele Estado...

 

            A PGR ignora o fato de Roraima ser um Estado praticamente virtual. É suficiente verificar a destinação das terras do Estado de Roraima, conforme demonstra o quadro a seguir:


ÁREA TOTAL DO ESTADO

22.429.898 ha

100,00%

  • ÁREAS INDÍGENAS

10.470,498 ha

  46,68%

  • ÁREAS DO IBAMA

  1.587.908 ha

    7,07%

  • ÁREAS DE ASSENTAMENTO DO INCRA

  1.188.930 ha

   5,30%

  • ÁREAS DO MINISTÉRIO DA DEFESA

     174.861 ha

   0,77%

  • OUTRAS ÁREAS

  6.766.954 há

  30,19%

  • ÁREAS REMANESCENTES PARA O ESTADO

  2.240.747 ha

    9,99%

 


Do mapa de ordenamento territorial apresentado acima, se forem retiradas as áreas sobre as quais o Estado de Roraima não tem a mínima ingerência, resulta que o virtual Estado fica reduzido a uma faixa cheia de buracos, como apresentado no mapa, a seguir:

 

 

           
O que se pode ver, a partir do mapa do “vazio de Roraima”, é que as demarcações passaram a ser contínuas, deixando de ser “ilhas”. O Estado é que foi se transformando num punhado de “ilhas”, numa estreita faixa central.

 

A área destinada à Terra Indígena Raposa Serra do Sol representa 7,7% da área total do Estado de Roraima, como enfatizado pela PGR para demonstrar que “a alegação de ofensa ao equilíbrio federativo e à autonomia de Roraima está divorciada da realidade”.

 

Entretanto, ela representa 78,09% daquela faixa perfurada que estaria livre para que o povo de Roraima (não índios e índios que optem para convivência com a sociedade envolvente) tente retirar sua sobrevivência (cerca de 400.000 pessoas). E se considerarmos a área livre para o Estado antes da demarcação dessa região, a área da Terra Indígena Raposa Serra do Sol representaria 43,53% daquela área.

 

Conforme pode ser visto no mapa do “vazio de Roraima”, praticamente toda a área de fronteira (oeste, norte e leste) com a Venezuela e a República Cooperativista da Guiana estará desguarnecida com a retirada dos não índios e as restrições às manobras das Forças Armadas do Brasil.

 

O Mapa a seguir, que apresenta as Terras Indígenas demarcadas no Estado de Roraima, associado ao mapa anterior (“do vazio de Roraima), serve para mostrar que falta muito pouco para o cerco total à capital do Estado.

 


Estaríamos, assim, construindo um Estado Virtual que representaria verdadeiro convite a todo tipo de ilegalidades (terrorismo, contrabando, tráfico de entorpecentes, comércio ilegal de pessoas, inclusive de crianças, etc.), com sérios riscos à Soberania Nacional.

 

Voltar ao sumário | Voltar ao topo