Tese Doutorado

de chuvas (Inverno) apresenta uma temperatura média de 27o C. A Ilustração 15 nos mostra a evolução térmica anual em Boa Vista . Analisando-se espacialmente a distribuição da temperatura do ar, as médias absolutas variam de 22o C a 28o C, comportando-se inversamente às precipitações pluviométricas. As mínimas absolutas localizam-se nas regiões relevo mais acidentado ao Norte e Nordeste, aonde chegam a atingir 9o C e as máximas absolutas predominam no Sul do Estado na Bacia Amazônica aonde chegam a 38o C. Vide Ilustração 16.
A amplitude térmica anual é de 20 °C no Sul (18°C a 38°C) crescendo conforme se vai dirigindo  para o Norte até atingir-se 25°C ( 9°C a 36°C ) 
As menores temperaturas do Estado vão ocorrer no topo do platô do Monte Roraima, altos da Serra do Sol e nas nascentes do Rio Uarís, aonde chegam em algumas épocas do ano a serem registradas temperaturas abaixo de 0°C.

 

 

ILUSTRAÇÃO 15  -  TEMPERATURA DO AR  - BOA VISTA-RR

 


 

 

 

ILUSTRAÇÃO 16  - RORAIMA  DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL  DAS 
                                    ISOTERMAS – MÉDIAS ANUAIS   ( ° C )    
                                       



                                                                                                        Fonte :  SUDAM - 1 984

 

 

Umidade  relativa  do ar
     Os índices de umidade relativa do ar no Estado de Roraima vão apresentar-se de uma maneira geral mais baixos de que outras regiões da Amazônia brasileira. Os valores acompanham as precipitações pluviométricas e são de certa forma, indiretamente proporcionais às temperaturas do ar. Os maiores valores ocorrem no inverno (chuva) onde as médias variam de 75% a 79%, observando-se no verão valores mínimos próximos a 55%.

Na Ilustração 17 temos a evolução anual dos valores de umidade relativa em Roraima, especificamente na cidade de Boa Vista.

Na distribuição espacial da umidade relativa do ar no Estado de Roraima temos sua variação com os dados crescendo no sentido Norte-Sul, ocorrendo os maiores valores em área de floresta amazônica onde os mecanismos de evapotranspiração são bastante intensos.

 Os ventos de Nordeste e Leste, pobres em umidade também ajudam a que ocorram menores índices no Norte - Nordeste do Estado.

A Ilustração 18 mostra a distribuição espacial da umidade relativa do ar no Estado de Roraima

 

ILUSTRAÇÃO  17  -  UMIDADE  RELATIVA DO AR -  BOA VISTA- RR

 

 



ILUSTRAÇÃO 18  - RORAIMA -  DISTRIBUIÇÃO espacialDAS   
                                    ISOHIGRAS MÉDIAS ANUAIS (%)


                                                                                                      Fonte :  SUDAM 1984

 

Precipitações  pluviométricas :

A precipitação pluviométrica é  dentre os parâmetros meteorológicos o mais analisado e medido, devido à sua fundamental importância para a definição de ecossistemas, bem como de atividades agropecuárias que venham a se desenvolver em uma região
Roraima, em função de sua localização geográfica vai ter um regime pluviométrico totalmente oposto ao restante da Amazônia Ocidental.            Enquanto

temos em Manaus a época de grandes chuvas entre dezembro e abril (Inverno), em Boa Vista, que dista menos de 800 Km ao Norte, vamos ter o pico da estiagem neste período regionalmente chamado de Verão.

A  Ilustração 19  mostra comparativamente  esta situação.

O regime de chuvas independentemente de caracterizar nitidamente apresentar os períodos secos e úmidos, apresenta irregularidades cíclicas, o que complica bastante o processo produtivo e os meios de transporte e abastecimento.

Podemos observar períodos de até quatro meses sem nenhuma precipitação, principalmente no Norte-Nordeste do Estado, como ocorreu nos verões de 1946 a 1947, 1972 a 1973 , de 1982 a 1983 e de 1987 a 1988.Em anos de normalidade as chuvas concentram-se no período que vai de maio a agosto onde em  4 meses  concentram-se mais de 70% das precipitações de todo o ano.  A estiagem ocorre no período que vai de dezembro a março, sendo que neste período de 4 meses não chove mais do que 10% do total pluviométrico do ano todo.

              A  Ilustração 20  mostra a distribuição mensal  das chuvas no decorrer do ano

                Como curiosidade regional temos com relação às chuvas que costumam ocorrer nos períodos intercalados de seca, os seguintes nomes:
Chuva de iaçá  ( pequeno quelônio ) - fins de setembro

Chuva da manga                               – fins de outubro

Chuva do caju                                   – fins de novembro

Chuva do boiaçú                               – fins e dezembro

Quanto à distribuição espacial das chuvas em Roraima temos o Nordeste de Roraima como a área mais seca, aonde os totais anuais registraram 166,5 m/m (1972), passando pelas áreas montanhosas do Norte e Oeste do Estado onde temos uma média dos totais anuais por volta de 2000 m/m, até atingirmos o Sul do Estado nas áreas de selva  amazônica densa onde os totais anuais ultrapassam facilmente  os 2.100 m/m.

A Ilustração21 mostra a distribuição espacial das chuvas no Estado:

 

ILUSTRAÇÃO 19  -  COMPARAÇÃO DOS TOTAIS   PLUVIOMÉTRICOS  
                                      MENSAIS DE BOA VISTA –RR E MANAUS- AM

 


 



                                                                                                                 FONTE: SUDAM 1 984

ILUSTRAÇÃO 20  - CHUVAS  -   BOA VISTA -RR

 

ILUSTRAÇÃO 21  - RORAIMA - DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL  DAS 
                                    ISOIETAS MÉDIAS MENSAIS                        

N

 

FONTE: SUDAM 1 984

 
 

 

O Estado de Roraima é na Amazônia Ocidental a área de maior e melhor ventilação. A sua privilegiada posição a menos de 500 Km em linha reta, da linha da costa , sem muitos obstáculos topográficos , faz com que a influência da circulação dos alísios (ventos de E e NE) tenha uma predominância maciça quase durante  todo o ano, na maior parte das regiões do Estado.

A velocidade dos ventos tem os seus maiores valores no período de seca (Verão) nos meses de dezembro a março onde a velocidade média de 15 Km/h é facilmente ultrapassado, somado com a sua constância dia e noite. O ar frio que desce das montanhas durante as madrugadas na região Norte-Nordeste, empurrado por este vento provoca um fenômeno regionalmente denominado de “cruviana” que faz cair bastante a temperatura em certas noites na região de campos e savanas (“lavrado” ).  Durante o período das chuvas (Inverno) a velocidade dos ventos diminui muito, ocorrendo inúmeros períodos de calmarias.

A Ilustração 22 mostra o comportamento da velocidade dos ventos durante o ano.

No que diz respeito à direção dos ventos temos na maior parte da região uma distribuição altamente predominante dos provenientes do quadrante NE e N, que somados ultrapassam 75% do total de ocorrência.  Vide Ilustração 23.

São os ventos alísios comandados pelos anticiclones tropicais semifixos do Atlântico Sul e dos Açores   que dão a Roraima um clima altamente agradável durante praticamente todo o ano. Os ventos alísios vão ter normalmente no “Verão” sua

 

 

Voltar ao sumário | Voltar ao topo