TABELA 58 - COMPARAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS
ESTRUTURAS QUE PODERIAM COMPORTAR
UM SISTEMA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE
E CIÊNCIA, TECNOLOGIA E TURISMO
I - GERAL
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INSTITUTO |
COMPANHIA |
FUNDAÇÃO |
OBTENÇÃO DE RECURSOS DO ESTADO |
LIMITADO |
PROPÍCIA |
LIMITADA |
OBTENÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS |
MUITO LIMITADO |
LIMITADA |
LIMITADA |
OBTENÇÃO DE RECURSOS INTERNACIONAIS |
LIMITADO |
LIMITADA |
ALTAMENTE PROPÍCIA |
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS REMUNERADOS |
MUITO LIMITADO |
LIMITADA NO ESTADO |
ALTAMENTE PROPÍCIA |
DAR SUBSÍDIOS A ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS |
É A SUA MISSÃO |
É A SUA MISSÃO |
PODE DAR |
DAR SUBSÍDIOS A GRUPOS EMPRESARIAIS |
MUITO LIMITADO |
PODE DAR |
PODE DAR |
INFLUÊNCIA POLÍTICA NAS AÇÕES |
ELEVADA |
ELEVADA |
INDEPENDENTE |
INFLUÊNCIA ECONÔMICA NAS AÇÕES |
POUCA |
POUCA |
PODE OCORRER |
NÍVEL SALARIAL DOS TÉCNICOS |
BAIXÍSSIMO |
DENTRO DO MERCADO |
ACIMA DO MERCADO |
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO |
REDUZIDA |
ADEQUADA |
ALTAMENTE PROPÍCIA |
MECANISMOS PARA A SUA CRIAÇÃO |
COMPLICADOS |
DIFICÍLIMOS |
FÁCIL |
VISÃO DA OPINIÃO PÚBLICA |
MÁ : SERVIÇO
IMPRODUTIVIDADE |
POPULAÇÃO : INDIFERENTE
ECONOMIA / CONCORRÊNCIA |
ÓTIMA : DEVIDO NÃO VISAR LUCROS E NÃO SER SERVIÇO PÚBLICO |
CAMPO DE AÇÃO |
ESTADUAL NO MÁXIMO |
GERAL |
GERAL |
TABELA 59 - COMPARAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS ESTRUTURAS QUE
PODERIAM COMPORTAR UM SISTEMA ESTADUAL DE
MEIO AMBIENTE , CIÊNCIA, TECNOLOGIA E TURISMO
II - RECURSOS
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INSTITUTO |
COMPANHIA |
FUNDAÇÃO |
DO PRÓPRIO ESTADO |
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- APORTE DE RECURSOS DO ORÇAMENTO ESTADUAL VISANDO A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES REPASSADAS POR CONVÊNIO
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FEDERAIS |
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INTERNACIONAIS |
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TABELA 60 - FUNDAÇÃO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE, CIÊNCIA,
TECNOLOGIA E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA
Proposta de estruturação de áreas, programas, projetos, colegiados
e centros de pesquisa que poderiam fazer parte da Fundação
- Programa Ambiental do Estado de Roraima
• Sistema Estadual de Meio Ambiente
• Conscientização Ambiental
- Programa de Ciência e Tecnologia
• Fontes Alternativas de Energia
• Habitação Popular Regional
• Tecnologia Mineral
• Tecnologia Madeireira
• Tecnologia de Alimentos
- Programa de Turismo
• Turismo Ecológico e Ambiental
• Sistema Estadual de Turismo
- Programa de Ecodesenvolvimento
• Zoneamento Ecológico-Econômico
• Recurso Naturais
• Fontes Alternativas de Energia
- Órgãos Colegiados
• Conselho Estadual de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia
• Comissão Estadual do Zoneamento Ecológico-Econômico
• Fundo Estadual de Meio Ambiente
• Fundo de Amparo à Pesquisa ( A criar )
- Centros de Pesquisas e Desenvolvimento
• Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
• Laboratório de Avaliação Ambiental
• Pesquisas e Ensaios Tecnológicos ( A criar )
• Instituto de Pesos e Medidas ( A criar )
• Centro de Processamento de Dados do Estado ( A criar )
• Museu Integrado de Roraima
9.15 - Qualidade Ambiental Urbana
Como já foi analisado anteriormente , vai existir no Estado de Roraima, independentemente de seu perfil agropecuário, uma violenta concentração da população urbana nas sedes dos municípios de Boa Vista e Caracaraí. Boa Vista tinha em 1.991 83,3% da população do município concentrada na área urbana e Caracaraí 57,7%.
Ainda em 1991 tínhamos no Estado 64,7% de sua população total concentrada nos núcleos urbanos, enquanto Boa Vista e Caracaraí concentravam 57,5% da população em suas áreas urbanas. Em 1996 a população urbana total do Estado subiu para 70,5%, enquanto Boa Vista neste mesmo ano saltou para 97,7% e Caracaraí para 59,9%. Já em 2 000 o Estado passou a ter 76,12% de população urbana enquanto Boa Vista atingiu 98,28% de população urbana.
A explosão da população urbana no Estado, pelas causas anteriores já analisadas faz com que as infra-estruturas básicas e a estrutura de emprego não sejam suficientes para atender ao crescente incremento populacional. Por esta razão uma série de indicadores de qualidade de vida tais como segurança, habitação, qualidade ambiental, emprego, lazer, etc, começam a não serem integralmente atendidos.
No que diz respeito à qualidade ambiental urbana vamos ter déficit muito grandes nas áreas verdes; lazer, como por exemplo praias de rios; nível de saúde; saneamento ambiental, etc.
A cidade de Boa Vista já passou por diversos processos de planejamento urbano integrado, destacando-se o Plano Diretor de 1988, que não saiu do papel e o Plano Diretor de 1992 – Lei Municipal 244 de 06 de setembro de 1991, ainda válido, mas que não é cumprido. É de fundamental importância a sua reformulação e readequação à realidade atual, bem como o seu cumprimento através de vontade política e principalmente fiscalização.
9.15.1 - Algumas Propostas Visando a Melhoria da Qualidade
Ambiental Urbana