Tese Doutorado

 

TABELA 58               -  COMPARAÇÃO  ENTRE  AS  DIVERSAS        
                                        ESTRUTURAS  QUE  PODERIAM  COMPORTAR 
                                        UM  SISTEMA  ESTADUAL  DE  MEIO  AMBIENTE
                                        E CIÊNCIA, TECNOLOGIA  E TURISMO
                                        I - GERAL
                                                                                                     

 

 

INSTITUTO
(AUTARQUIA)

COMPANHIA
MISTA

FUNDAÇÃO

 

OBTENÇÃO DE RECURSOS DO ESTADO

 

LIMITADO

 

PROPÍCIA

 

LIMITADA

OBTENÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS

MUITO LIMITADO

LIMITADA

LIMITADA

OBTENÇÃO DE RECURSOS INTERNACIONAIS

LIMITADO

LIMITADA

ALTAMENTE PROPÍCIA

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS REMUNERADOS

MUITO LIMITADO

LIMITADA NO ESTADO

ALTAMENTE PROPÍCIA

DAR SUBSÍDIOS A ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS

É A SUA MISSÃO

É A SUA MISSÃO

PODE DAR

DAR SUBSÍDIOS A GRUPOS EMPRESARIAIS

MUITO  LIMITADO

PODE DAR

PODE DAR

INFLUÊNCIA POLÍTICA NAS AÇÕES

ELEVADA

ELEVADA

INDEPENDENTE

INFLUÊNCIA ECONÔMICA NAS AÇÕES

POUCA

POUCA

PODE OCORRER

NÍVEL SALARIAL DOS TÉCNICOS

BAIXÍSSIMO

DENTRO DO MERCADO

ACIMA DO MERCADO

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

REDUZIDA

ADEQUADA

ALTAMENTE PROPÍCIA

MECANISMOS PARA A SUA CRIAÇÃO

COMPLICADOS

DIFICÍLIMOS

FÁCIL

VISÃO DA OPINIÃO PÚBLICA

: SERVIÇO            
          PÚBLICO

 

IMPRODUTIVIDADE

POPULAÇÃO : INDIFERENTE
EMPRESÁRIOS: MÁ

  1. ESTATIZAÇÃO DA

ECONOMIA / CONCORRÊNCIA

ÓTIMA :        DEVIDO NÃO   VISAR LUCROS E NÃO SER SERVIÇO PÚBLICO

CAMPO DE AÇÃO

ESTADUAL NO MÁXIMO

GERAL

GERAL

 

TABELA 59   - COMPARAÇÃO  ENTRE  AS  DIVERSAS  ESTRUTURAS  QUE         
                           PODERIAM  COMPORTAR  UM  SISTEMA  ESTADUAL  DE 
                           MEIO  AMBIENTE , CIÊNCIA, TECNOLOGIA  E TURISMO
                           II - RECURSOS

 

 

 

INSTITUTO
(AUTARQUIA)

COMPANHIA
MISTA

FUNDAÇÃO

 

DO PRÓPRIO ESTADO

 

  1. ORÇAMENTO ESPECÍFICO DA SECRETARIA QUE FAZ PARTE
  1. VERBAS OPERACIONAIS PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS ESPECÍFICOS EXTRA PROGRAMAÇÃO
  1. COMPOSIÇÃO  DO ORÇAMENTO  COM APORTES DO GOVERNO ESTADUAL

 

  1. DISTRIBUIÇÃO DE VERBAS COM PROJETOS APROVADOS PELOS ACIONISTAS MAJORITÁRIOS (ESTADO )
  1. VERBAS OCASIONAIS PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS ESPECÍFICOS EXTRA PROGRAMAÇÃO

 

-     APORTE  DE RECURSOS DO ORÇAMENTO ESTADUAL VISANDO A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES REPASSADAS POR CONVÊNIO

  1. RECEBIMENTO DE REMUNERAÇÃO PARA A EXECUÇÃO DE SERVIÇOS PARA A ESTRUTURA ESTADUAL

 

FEDERAIS

  1. REPASSE  VIA ESTADO DE RECURSOS PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE COMPETÊNCIA FEDERAL

 

  1. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA ÓRGÃOS FEDERAIS TANTO NO ESTADO COMO EM OUTROS ESTADOS

 

  1. EMPRÉSTIMOS OU REPASSES A FUNDO POERDIDO DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS
  1. ELABORAÇÃO DE TRABALHOS REMUNERADOS PARA ÓRGÃOS FEDERAIS TANTO NO ESTADO COMO EM OUTROS  ESTADOS

 

INTERNACIONAIS

  1. REPASSE  VIA ESTADO DOS RECURSOS INTERNACIONAIS

 

  1. NEGOCIAÇÃO DIRETA DE RECURSOS INTERNACIONAIS, EMPRÉSTIMOS, FUNDO PERDIDO OU REMUNERAÇÃO DE SERVIÇOS EXECUTADOS

 

  1. NEGOCIAÇÃO DIRETA DE RECURSOS INTERNACIONAIS, EMPRÉSTIMOS, FUNDO PERDIDO OU REMUNERAÇÃO DE SERVIÇOS EXECUTADOS

 

TABELA 60  - FUNDAÇÃO  ESTADUAL  DE  MEIO  AMBIENTE, CIÊNCIA,
                          TECNOLOGIA  E  TURISMO  DO  ESTADO  DE  RORAIMA


Proposta de estruturação de áreas, programas, projetos, colegiados
 e centros de pesquisa  que poderiam fazer  parte da Fundação

 


- Programa Ambiental do Estado de Roraima
• Sistema Estadual de Meio Ambiente
• Conscientização Ambiental

- Programa de Ciência e Tecnologia
• Fontes Alternativas de Energia
• Habitação Popular Regional
• Tecnologia Mineral
• Tecnologia Madeireira
• Tecnologia de Alimentos

- Programa de Turismo
• Turismo Ecológico e Ambiental
• Sistema Estadual de Turismo

- Programa de Ecodesenvolvimento
• Zoneamento Ecológico-Econômico
• Recurso Naturais
• Fontes Alternativas de Energia

- Órgãos Colegiados
• Conselho Estadual de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia
• Comissão Estadual do Zoneamento Ecológico-Econômico
• Fundo Estadual de Meio Ambiente
• Fundo de Amparo à Pesquisa ( A criar )

- Centros de Pesquisas e Desenvolvimento
• Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
• Laboratório de Avaliação Ambiental
• Pesquisas e Ensaios Tecnológicos ( A criar )
• Instituto de Pesos e Medidas ( A criar )
• Centro de Processamento de Dados do Estado ( A criar )
• Museu Integrado de Roraima

 

 
9.15 - Qualidade Ambiental Urbana

 

 

Como já foi analisado anteriormente , vai existir no Estado de Roraima, independentemente de seu perfil agropecuário, uma violenta concentração da população urbana nas sedes dos municípios de Boa Vista e Caracaraí.    Boa Vista tinha  em 1.991 83,3% da população do município concentrada na área urbana e  Caracaraí 57,7%.
Ainda em 1991 tínhamos no Estado 64,7% de sua população total concentrada nos núcleos urbanos, enquanto Boa Vista e Caracaraí concentravam 57,5% da população em suas áreas urbanas.  Em 1996 a população urbana total do Estado subiu para 70,5%, enquanto Boa Vista neste mesmo ano saltou para 97,7% e Caracaraí para 59,9%.      Já em 2 000 o Estado passou a ter 76,12% de população urbana enquanto Boa Vista atingiu  98,28% de população urbana.
A explosão da população urbana no Estado, pelas causas anteriores  já analisadas faz com que as infra-estruturas básicas e a estrutura de emprego não sejam suficientes para atender ao crescente incremento populacional. Por esta razão uma série de indicadores de qualidade de vida tais como segurança, habitação, qualidade ambiental, emprego, lazer, etc, começam a não serem integralmente atendidos.
No que diz respeito à qualidade ambiental urbana vamos ter déficit muito grandes nas áreas verdes;  lazer, como por exemplo praias de rios; nível de saúde; saneamento ambiental, etc.
A cidade de Boa Vista já passou por diversos processos de planejamento urbano integrado, destacando-se o Plano Diretor de 1988, que não saiu do papel e o Plano Diretor de 1992 – Lei  Municipal 244 de 06 de setembro de 1991, ainda válido, mas que não é cumprido.  É de fundamental importância a sua reformulação e readequação à realidade atual, bem como o seu cumprimento através de vontade política e principalmente fiscalização.

9.15.1 - Algumas Propostas Visando a Melhoria da Qualidade 
         Ambiental Urbana

 

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