Tese Doutorado

ILUSTRAÇÃO  59 - FORMAS DE CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO DA
                                    CIDADE DE BOA VISTA - RORAIMA

 

 

 

 

 


  • ATIVIDADE DIRETA
  • POPULAÇÃO AGREGADA
  • DESATIVAÇÃO
    

PLANO DIRETOR MUNICIPAL

  

 


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

DESORDENADO

 

VICINAIS   (ÊXODO RURAL)

                
                           
                        
 

 


                                                                                                 

 

 

 

 

 

                                                                                                            JAIME DE AGOSTINHO - 1993

O Município  tinha em  1 996   41,687 Km² ,  sendo deste total somente  sob sua jurisdição 27,0 % ou sejam 11.000Km² já que a FUNAI jurisdicionava  61% como área indígena e o IBAMA 12% como Estação Ecológica de Maracá.  A situação atual (1 997) complica-se mais pela perda pelo município  em mais de 70% de sua área devido ao desmembramento de terras para  a emancipação dos municípios de Amajarí, Uiramutã e Pacaraima.
9.6.1.1 – O processo de urbanização
A mancha urbana após ter ocupado integralmente o polígono Rio Branco, Rio Cauamé, Igarapé Caranã e Igarapé Pricumã na década de 80, agora se dirige com impressionante velocidade na direção Sudoeste e Oeste. A Ilustração 60 com a ajuda de duas imagens do satélite Landsat 5  dos anos de 1 985 e 1 999  dá uma idéia da explosão urbana da cidade de Boa Vista, bem como dos seus principais vetores de crescimento atual.
Este inchamento urbano gera uma série de difíceis problemas para as administrações públicas estadual e municipal, como os de caráter ambiental, através dos impactos produzidos por atividades construtivas, demanda energética, uso de recursos hídricos e disposição  inadequada de esgotos e lixo doméstico  Somam-se a tudo isto outros típicos problemas urbanos tais como ruído, poluição do ar por veículos, trânsito, mudança do clima urbano, etc.
Ao observarmos os dados do censo demográfico realizado pelo IBGE em 2 000, verifica-se um grande desbalanceamento da distribuição demográfica da cidade de Boa Vista, com as zonas Oeste e Sul comportando 83,8% da população total da cidade, o Centro com apenas 3,0 % e as zonas Norte com 10,8% e a Leste com 2,4%.  A Tabela 43 nos mostra a distribuição da população por zona e sexo .

A Ilustração 61   mostra de uma forma organizada algumas destas conseqüências do processo de urbanização

ILUSTRAÇÃO  60  - EVOLUÇÃO  URBANA DA CIDADE DE BOA VISTA   
                                     COM OS PRINCIPAIS VETORES DE CRESCIMENTO  
                                                                   (1 985  E  1 999 )

 


                                                                          1 985

                        Imagem Satélite Landsat 5 – 15 / SETEMBRO / 1 985
                                                                                                         1 999
                                          Imagem Satélite Landsat 5 – 01 / MAIO / 1 999

 

ILUSTRAÇÃO  61  - IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELAS AÇÕES      
                                      DO PROCESSO DE CRESCIMENTO URBANO DE
                                      BOA VISTA

 

 

 

IMPACTOS AMBIENTAIS

 

AÇÕES

 

 

 


                                                                                                                                

  • DESTRUIÇÃO DE MATAS CILIARES
  • SUPRESSÃO DE PRAIAS PARA BANHO
 

EXTRAÇÃO CRESCENTE DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO (AREIAS, SEIXOS, BARRO)

                                                                                                                                
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


                                                                                                                                                                                                                                          
                                                                                   
                                                                           JAIME DE AGOSTINHO – 1993

 

 

TABELA  43     :  PERFIL DEMOGRÁFICO URBANO DE BOA VISTA –                                                         
                               RORAIMA  - 2 000

 

ZONA

HOMENS

MULHERES

TOTAL

 

CENTRO

2.852

3.151

6.003

 

NORTE

10.143

11.187

21.330

 

LESTE

2.234

2.405

4.639

 

OESTE

76.462

75.463

151.925

 

SUL

6.563

6.482

13.045

 

TOTAL

98.254

98.688

196.942

Outros tipos de problemas, evidentemente mais sérios que afetam violentamente a qualidade de vida da população de Boa Vista, são os de origem social. É a formação e crescimento acelerado dia a dia, do cinturão de pobreza ao redor da cidade além das avenidas Guiana e Venezuela, que já atinge as áreas próximas do Centro, com grande predominância de menores de idade, que compõe as denominadas galeras ou gangues.
O trabalho realizado em 1996 pelo IBGE mostrou que 67,92 % da população economicamente ativa pesquisada de Boa Vista tinha a renda situada entre os sem rendimentos e com rendimentos até 3 salários mínimos.  A evolução da distribuição por faixa de rendimento de 1991 a 1996 continua a mostrar uma cidade pobre, indicando uma manutenção destes valores durante este período e uma diminuição de pessoas com rendimentos maiores que 10 salários mínimos.
9.6.1.2 – A problemática social:

Este cinturão de pobreza gerado por mecanismos de atração já anteriormente citados, vai provocar efeitos indesejados para a população ali instalada como principalmente para os bairros próximos. Gera uma baixa qualidade de vida, devido principalmente à falta de segurança provocada por uma criminalidade crescente

deficiência  de saneamento  o que reflete num aumento de  doenças  de vinculação hídrica e a   superlotação das moradias já precárias.   A  pressão destas populações, muitas vezes na forma de violência social é no momento contida através de um “amortecedor social” representado pelos programas sociais do governo estadual e da Prefeitura Municipal de Boa Vista.   Esta medida, eficiente, mas paliativa, está gerando uma série de ações opostas à finalidade para que foi criada atuando atualmente como mecanismo de atração de mais pessoas de baixa renda provenientes de outros Estados brasileiros, colaborando cada vez mais para o inchamento deste cinturão de pobreza.
O aumento destas concentrações de baixa renda  ao redor de Boa Vista ,somado à situação crítica do Pais , faz com que haja um violento impacto na  pequena parcela da classe média da Capital ,composta em sua maior por funcionários públicos estaduais, federais e municipais. Esta população, já penalizada pelo isolamento físico com resto do País devido distância e custo elevado de passagens; alto custo de vida; salários governamentais achatados; comércio em decadência; não vai encontrando alternativas para a manutenção de sua qualidade de vida.  Procuram então novas oportunidades gerando um grande êxodo nos últimos anos de técnicos especializados e empresários para outros Estados. A Ilustração 62 mostra de uma forma esquemática todo este mecanismo

 

 

 

 

ILUSTRAÇÃO  62  -  CAUSAS  E  CONSEQUÊNCIAS DO CINTURÃO  DE 
                                       POBREZA  AO  REDOR  DE  BOA  VISTA-RR

 

 

 

 

 

 

 

 


                                                                                                      “AMORTECEDOR

VIOLÊNCIA SOCIAL

 

PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO ESTADUAL (alimentos, roupas, moradia)

                                                                                                                SOCIAL”

 

 

 

 

 

 

 


                                                                                                                                                                                  

 

JAIME   DE  AGOSTINHO – 1 993

 

É necessário e urgente, visando inclusive a viabilização de Roraima como Estado, que sejam tomadas medidas que possam neutralizar as causas do crescente cinturão de pobreza de Boa Vista, paralisando o seu crescimento desordenado e estabelecendo-se um  programa emergencial para a sua recuperação e desinchamento.
Para tanto devem ser analisados a fundo seus mecanismos de atração e realizados trabalhos conjuntos do Estado, Municípios e até com a União visando em um médio prazo atingir-se este objetivo.  A Ilustração 63 procura  mostrar de uma forma prática alguns dos mecanismos que geram o cinturão de pobreza de Boa Vista .

 

ILUSTRAÇÃO  63  - FLUXO  GERADOR  DO  CINTURÃO  DE  POBREZA 
                                     DE  BOA  VISTA – RR

 


  • FECHAMENTO DO GARIMPO DA RESERVA IANOMAMI (Oeste de Roraima)
                                                                                                               
                                                                                                             

POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA DE OUTROS ESTADOS (NE e MEIO NORTE)

 

FATORES DE ATRAÇÃO

  

 

 

 

 


                                                                                                                                    
                                           
 

 

 

 

 

 


JAIME DE AGOSTINHO – 1 993

 

9.7 – SUBSÍDIOS PARA A CRIAÇÃO DE PLANO PARA USO RACIONAL DOS
         RECURSOS  NATURAIS

 

 

 

O potencial dos recursos naturais de Roraima é bastante elevado, só que os obstáculos para a sua utilização racional são muitos, principalmente de caráter institucional e também tecnológico.
Para isto é necessária a montagem pelo governo do Estado de uma política para a efetiva utilização dos recursos naturais, seguida de um plano operacional que viabilize tecnicamente esta atividade, fundamental para a sobrevivência de Roraima nos próximos anos.

 

          Como subsídios para a criação de um Plano para uso racional dos recursos naturais ( Minerais, Florestais, Hídricos e Pesqueiros, temos a seguinte listagem de atividades necessárias para tal ação :

 

 

 

 

 

 

 

 

9.7.1 -   Exploração  dos  recursos  minerais

Independentemente dos  poucos estudos realizados até esta,  data Roraima já é considerado um dos maiores pólos minerais potenciais do País, o que pode ser comprovado com dados indiretos sobre a elevada produção de cassiterita na década de 70 e do ouro durante o efêmero período do garimpo no Oeste do Estado há poucos anos passados.
A utilização racional dos recursos minerais do Estado deve ter antes de sua execução uma série de avaliações que passam por diversas etapas que vão desde um estudo sério do mercado internacional de minérios; da realização de pesquisas sistemáticas; da complementação do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado; negociação política visando alterações constitucionais relativas à exploração mineral em áreas indígenas; regularização da atividade garimpeira em cooperativas; incentivos para empresas regularizadas; plano de controle ambiental e recuperação de áreas degradadas; e muitas outras etapas. A Ilustração  64 mostra um possível fluxo para a utilização dos recursos minerais em Roraima.
No que diz respeito à atual atividade de garimpo no Estado ela mostra a evidência clara de que as atividades de extração mineral clandestina,  sem tecnologia apropriada, gera uma série de problemas ao meio ambiente, à economia do Estado e País além dos choques com populações nativas primitivas.      O que se observa é a grande incongruência que ocorre no Estado de Roraima, onde existe um fabuloso potencial mineral sem nenhuma mineração regularizada.  O que verificamos são as áreas de maior potencial mineral do Estado, onde evidentemente se concentram a quase totalidade dos requerimentos para exploração mineral regularizada, bloqueadas à utilização devido estarem em áreas indígenas. Todos estes requerimentos estão automaticamente suspensos, tal como se pode verificar na relação de requerimentos e concessões  - “prosig “  e no mapeamento de áreas (overlay) do DNPM Somente na área indígena Ianomami temos paralisados 130 alvarás de pesquisas e 285 requerimentos de pesquisa.

 

ILUSTRAÇÃO  64  - UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS MINERAIS DO    
                                    ESTADO  DE   RORAIMA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


                                                                              
                                                                             JAIME  DE  AGOSTINHO - 1.993

 

 

Está bem clara a existência atual de legislação específica que impede  a exploração racional mineral nestas áreas  indígenas, mas sem a capacidade material e de pessoal dos órgãos de fiscalização  coibirem esta invasão, faz com que a clandestinidade predomine. Isto gera problemas sérios, já que vai inexistir a preocupação ambiental, antropológica, de relação de trabalho e de responsabilidade com o fisco. Aí surgem os empresários aventureiros, donos de aviões, das máquinas, das pistas, da cantina e evidentemente do ouro extraído de qualquer maneira,  contrabandeado  na última década, em sua maior parte para o Uruguai, que ficou sendo um dos maiores produtores de ouro da América do Sul sem ter uma só mina em seu território. O denominado operário garimpeiro é que vai ser mais prejudicado e inconseqüentemente afetar a população indígena, além de provocar problemas sociais na periferia da capital e outras cidades do Estado.
A criação de novas alternativas econômicas no Estado, fora das áreas bloqueadas, para atrair os garimpeiros clandestinos e aliviar as pressões da comunidade em favor dos mesmos é uma grande utopia, já que a atração do potencial mineral de alto valor irá continuar a existir, bem como também os aventureiros e não existem atualmente no mundo métodos para bloquear imensas áreas territoriais desabitadas.
Independentemente da reações dos  seus opositores, a única solução existente na atualidade para acabar de vez com todo este crescente problema de mineração clandestina ambiciosa é a elaboração de um plano diretor sério e realista que defina áreas para a exploração legalizada de bens minerais, quer através de empresas de mineração ou cooperativas de garimpeiros regularmente constituídas, respeitando-se os ecossistemas e principalmente as populações indígenas, que poderiam ser altamente beneficiadas com os “royalties” desta exploração.
Com isto os municípios, o Estado e a União não seriam mais lesados; a economia estadual não mais oscilaria em aquecimentos ocasionais e sim se estabilizaria; as pressões sociais diminuiriam e as comunidades indígenas mais primitivas teriam o respeito e a tranqüilidade que merecem, dentro da mais perfeita harmonia regional.

 

9.7.2 - Exploração dos Recursos Hídricos e Hidroenergéticos

 

Um dos problemas mais críticos para o Estado de Roraima viabilizar a sua agropecuária é o conhecimento detalhado do potencial de seus recursos hídricos bem como principalmente o entendimento de seus mecanismos básicos.

 

 

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