Tese Doutorado

Agradecimentos

             Ao amigo, professor de graduação  e orientador Prof.Dr. Mário De Biasi pelo apoio e compartilhamento das ansiedades e vitórias antes e durante a execução deste trabalho.

             Aos Professores Doutores José Bueno Conti, Flávio Sammarco Rosa e Wanderley  Messias da Costa pelas úteis orientações que ajudaram a viabilizar este trabalho.

             Ao Governo do Estado de São Paulo, em especial à Universidade de São Paulo pelo investimento realizado, desde a graduação em Geografia até na Pós-Graduação que gerou a obtenção deste título.

         Ao Ministério Público do Estado de Roraima, principalmente na pessoa do Procurador de Justiça Dr Sales Eurico Melgarejo Freitas pela compreensão e apoio na realização deste trabalho.

             Ao INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais na pessoa de seu Diretor Geral Márcio Nogueira Barbosa e Sérgio Lemes dos Santos, Diretor da Engespaço / Funcate pelo incentivo e apoio permanente.

             Enfim, nossos agradecimentos a todos com quem convivemos nestes últimos dez anos, principalmente em Roraima, que incentivaram diretamente e indiretamente nossas idéias que assim puderam ser convertidas em realidade.

 

IN MEMORIAM :

             Agradeço a  meus pais, Mário de Agostinho e Antonia de Agostinho, aos amigos Raimundo Nonato Fontenele e Adhemar de Campos Filho, que viram este trabalho nascer, o incentivaram e infelizmente não se encontram mais no nosso convívio para verem a sua conclusão.

 

 

A  natureza para ser comandada, tem de ser obedecida
[ Francis Bacon – 1 620 ]

 

É preciso naturalizar o homem e humanizar a natureza
[Karl Marx – 1 844 ]

 

A mente humana não pode captar as causas dos acontecimentos em sua totalidade, mas o desejo de encontrar estas causas está implantado na alma humana
[ Leon Tolstoi – 1 869 ]

 

O progresso é feito pelos homens que agem e não por aqueles que discutem de que maneira as coisas não deveriam ter sido feitas
[Franklin Delano Roosevelt  - 1 940  ]

 

Aqueles que não conseguem lembrar o passado, estão condenados a repeti-lo.
[ George Santayana – 1 905 ]

 

 

sumário

 

Voltar ao topo