A Bacia Rio Cauamé

6 – PROGNÓSTICOS  PARA  A  BACIA  DO  BAIXO  RIO  CAUAMÉ :

 

 

6 .1 – Generalidades :

 

              Infelizmente o que observamos nos últimos 15 anos na bacia do baixo Rio Cauamé

é um descaso total das autoridades responsáveis pelo controle do uso do solo municipal e

pela proteção ambiental em todos os níveis.  Somado a tudo isto temos uma falta de

consciência ambiental da população, fazendo com que, caso não se mude esta tendência, os

cenários pessimistas quanto ao futuro da área se concretizem.

 

              A especulação imobiliária prospera na área, principalmente com imóveis para a

população de média e alta renda.  Novos projetos são lançados, alguns inclusive destruindo

as últimas áreas verdes da bacia e alterando a qualidade ambiental e a dinâmica hidrológica

do baixo Rio Cauamé, com a construção de marinas, retirada de areia da boca do Rio

Cauamé para aterro de áreas de inundação natural do Rio Branco.  As Ilustração 41 nos

mostra um dos tipos de projetos previstos para a área, que irá destruir um dos últimos

blocos de vegetação ciliar natural existentes na foz do Rio Cauamé.  A Ilustração 42 por

sua vez nos mostra fotografia de tomada aérea da mesma área.

 

              A partir destas colocações são avaliados a seguir dois tipos de cenários que

poderão existir na virada do século para esta área.

 

 

 


ILUSTRAÇÃO 41 – Concepção artística de loteamento e condomínio River Park – da
                                    Imobiliária Dorí Empreendimentos

 

 

 

       

 

 


                                                                 

                                                                                 Foto Jaime de Agostinho 31/JAN/99

 

ILUSTRAÇÃO 42 – Fotografia de tomada aérea da margem direita do baixo Rio
                                   Cauamé, na sua foz com o Rio Branco, mostrando as áreas
                                   remanescentes de mata ciliar ameaçadas de desmatamento pela
                                   especulação imobiliária

 

 

 

6.2 – Cenário pessimista :

 

 

              Este cenário leva em consideração a atual tendência com a evolução dos processos

de degradação ambiental aliados à omissão e até certa conivência dos órgãos públicos

responsáveis pela proteção ambiental e pela política municipal de uso do solo.   Esta

tendência é caracterizada por uma série de fatores , dos quais podem ser destacados :

  1. Invasões e destruição da área de vegetação de preservação permanente por loteamentos

 

      licenciados e clandestinos.

  1. Ocupação indiscriminada da faixa de matas ciliares por residências de alto padrão,

 

      clubes, associações, condomínios, etc

 

  1. Aterros de lagos marginais; retirada de areia e seixo do leito e das margens do rio;

      decapeamentos das margens dos cursos d’água para extração de piçarra sem processo

      posterior de recuperação ambiental.

 

  1. Aumento crescente dos lançamentos de esgotos domésticos brutos e de lixo, quer

      diretamente no Rio Cauamé, como em seus afluentes e valas de drenagem pluvial.

 

              Um outro problema potencial é a tendência de crescimento da zona Norte da

Capital, com pressão da urbanização sobre as áreas de vegetação permanente  localizadas 

na margem direita do baixo Rio Cauamé, situação ainda mais complicada caso se

 

 

concretizem idéias de projetos para construção de ponte na região do Caçarí.

Isto transformaria toda a região compreendida pelo polígono  entre a margem esquerda do

Rio Cauamé, BR 174, Igarapé Agua Boa de Cima e Rio Branco em uma área de forte

expansão urbana, comprometendo de vez toda a qualidade ambiental das  bacias do  baixo

Rio Cauamé e  do Água Boa de Cima, gerando impactos ambientais imprevisíveis e

comprometendo irreversivelmente os mananciais de abastecimento de água, presentes e

futuros.

 

              Estas ações caso não alteradas ou eliminadas transformarão todo o baixo Rio

Cauamé numa enorme vala, assoreada por sedimentos, poluída por material orgânico e sem

nenhum uso de interesse social, podendo ser até um grande foco de doenças transmissíveis

 

              O cenário é assustador e infelizmente pode se tornar parcialmente ou totalmente

uma realidade caso não haja uma grande vontade política dos dirigentes e dos técnicos

responsáveis pelas ações corretivas e de recuperação

 

 

 

      6.3 – Cenário otimista :

 

              Nesta projeção temos de contar com uma série de ações que infelizmente ainda

não existem a contento, quais sejam :

  1. Conscientização ambiental de todos os segmentos da população, principalmente dos

 

      administradores públicos

  1. Aplicação eficiente da legislação de uso do solo e ambiental através de órgãos fortes e

 

      com pessoal treinado e dirigentes competentes.

  1. Elaboração de projetos realistas fundamentados em uma filosofia de

 

       ecodesenvolvimento, o que permite inclusive, a obtenção de recursos externos.

 

              Dentro de um cenário otimista podemos propor para a região as seguintes ações

que certamente reverteriam a atual tendência:

 

  1. Realização de um mini – zoneamento ecológico - econômico da bacia do baixo Rio

      Cauamé, baseado em estudos e levantamentos de detalhe na escala variando de

      1 : 10 000 a 1 : 25 000, que teria por finalidade básica :

       0 – Criação de um Parque Municipal no baixo Rio Cauamé visando dar proteção à

             vegetação de preservação permanente e em paralelo permitir o lazer controlado da

             população  além de atividades contínuas de educação ambiental.  Este  parque  seria

 

 

             circundado por avenidas beira rio e teriam definidos pontos de acesso a balneários e

             outras instalações de lazer e cultura para a população, adequadas com a principal

             missão que seria a de proteção e recuperação do meio ambiente regional.  A

             Ilustração 43 nos dá uma idéia desta proposta.

 

       0 – Criação de Zona de Preservação dos Lagos Divisores , a  se localizar nos divisores

             de água das sub-bacias dos igarapés Murupú (inclusive suas nascentes ), Água Boa

             de Cima, Carrapato, Curupira e Caçarí

 

       0 – Definição clara e precisa das áreas para atividades agropecuárias  e de expansão

             urbana

 

       0 – Saneamento de toda a área  das bacias dos igarapés Caranã e Frasco, prevendo-se

             inclusive a coleta e tratamento dos esgotos, além da coleta sistemática do lixo

             doméstico e tubulação das inúmeras valas da área.

 

       0 – Elaboração de um Plano de Proteção aos Mananciais da Região de Boa Vista,

             através do qual seria possível subsidiar uma futura Lei de Proteção aos Mananciais

            do Estado de Roraima

             Este trabalho envolveria um estudo e coleta de diversas variáveis, das quais

             destacariam-se:

                                                                                                                                                                                               


 

ILUSTRAÇÃO  43  :  Proposta de localização do Parque Municipal do baixo Rio
                                      Cauamé (      )

 

  1. Caracterização completa de todas as bacias potenciais para abastecimento : área

 

       de drenagem; local das nascentes; foz; comprimento; afluentes; municípios drenados;

       diagrama unifilar; geologia, geomorfologia; declividades; erosão potencial;           

precipitações pluviométricas e outras variáveis climáticas; balanço hídrico; hidrologia

e hidrogeologia; dados de qualidade das águas ( pontos de monitoramento, pontos e

parâmetros levantados, análises e interpretações dos resultados, cálculo de vazões

médias mensais); fontes poluidoras (resíduos urbanos e industriais, agropecuária);

enquadramento dos corpos d’água; ocupação urbana; sistema viário; ocupação

industrial.

 

              A Ilustração  44 nos dá uma idéia do fluxo operacional que deve ser seguido  para

       o estabelecimento de uma lei de proteção aos mananciais

Ilustração 44   - Fluxo operacional para o estabelecimento de uma Lei de proteção 

                            Ambiental

 

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