Bacia do Rio Cotingo

ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DO
VALE DO RIO COTINGO

 

Apresentação

 

O Zoneamento Ecológico Econômico do Estado de Roraima - ZEE-RR é um instrumento com  consistência tecno-científica que visa dar ao Governo diretrizes e alternativas para a exploração racional de seus recursos econômicos, em harmonia com o meio ambiente natural, tendo como meta fundamental a melhoria da qualidade de vida da população do Estado de Roraima.

 

A não definição de uma política de ocupação racional do recém criado Estado de Roraima poderá provocar o aproveitamento inadequado do seu grande potencial de recursos naturais e interferir seriamente na qualidade de vida de sua população.

 

A busca de soluções que permitam definir ações imediatas de prevenção a esse processo, tem-se traduzido em permanente preocupação dos Governos Municipais, Estadual e Federal.

Este Zoneamento vem suprir as administrações Municipais, Estadual e Federal com informações consistentes sobre o espaço geográfico local, bem como servir de instrumento de planejamento a todas as ações que interfiram na modificação desse espaço, sem que haja agressão ao meio ambiente natural.

 

Com este Zoneamento pretende-se a consolidação na prática da vontade política do Governo do Estado de ter  um instrumento que balize territorialmente todas as ações de cunho Ecológico e Econômico e dê uma garantia técnica de que isto reverta no bem estar e na melhoria da qualidade de vida da população de Roraima.

 

O Zoneamento Ecológico-Econômico além de ser basicamente um instrumento de planejamento que concilia os imperativos do desenvolvimento econômico com a proteção e a melhoria do meio ambiente natural, vai divulgar e aplicar uma nova ideologia onde mostra que o trabalho e o capital não são os únicos processos de ação em nossa civilização, mas também o conhecimento e o respeito ao meio ambiente envolvente.

 

sumário

 

Voltar ao topo